segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Blogue e a Sua Vertente Pedagógica


O que é um blogue?

O blogue é uma espécie de diário virtual, de caracter individual ou grupal, pessoal ou institucional, onde o utilizador coloca informação organizada (textos, imagens, vídeos, etc.), sobre as mais variadas temáticas. Estes conteúdos estão disponíveis a todos os restantes utilizadores e têm como objectivo despertar a sua atenção, tornando-o num espaço de opinião pública. (Sousa & Silva 2009 e 2010; Patrício 2009)

 
Utilizações pedagógicas de um blogue:

Do ponto de vista pedagógico, e segundo Barbosa & Granado, citados por Carvalho, Moura, Pereira & Cruz (2006), um blogue pode ajudar alunos e professores num processo de melhor comunicação e interação. Desta forma, o professor poderá facilmente utiliza-lo como um fórum, onde poderá partilhar informação acerca de materiais de consulta e/ou textos de apoio às aulas, bem como propor tarefas a realizar. Além disso, possibilita ao aluno desenvolver a expressão escrita de ideias, sua reflexão e, consequentemente permite a aquisição de alguma responsabilidade por aquilo que partilha. (Patrício, M.R. 2009)

 

 
Referências bibliográficas:

Sousa, Ana & SILVA, Bento (2010). O USO DE BLOGUES COMO INTERFACE COGNITIVA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS. Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, (pp. 1847 - 1859). Braga: CIEd - Universidade do Minho, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18168/1/O%20uso%20de%20blogues%20como%20interface%20cognitiva%20em%20contextos%20de%20sala%20de%20aula%20percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20professores%20a%20alunos.pdf (consultado em Outubro de 2012)
Sousa, Ana & SILVA, Bento (2009). PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES FACE À INTEGRAÇÃO DE BLOGUES EM CONTEXTO SALA DE AULA. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, (pp. 5914 - 5926). Braga: Universidade do Minho, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9969/1/PERCEP%c3%87%c3%95ES%20DOS%20ALUNOS%20E%20DOS%20PROFESSORES%20FACE%20%c3%80%20INTEGRA%c3%87%c3%83O%20DE.pdf (consultado em Outubro de 2012)
Carvalho, Ana; Moura, Adelina; Pereira, Luís; Cruz, Sónia (2006). Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro), (pp. 636 - 652). Universidade do Minho, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf (consultado em Outubro de 2012)
Patrício, M. R. (2009). Tecnologias Web 2.0 na formação inicial de professores. Tese de mestrado. Multimédia. Universidade do Porto, Escola Superior de Educação, dispinível em http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59502/1/000137546.pdf (consultado em Outubro de 2012)


2 comentários:

  1. Caras alunas,
    os autores dos três primeiros títulos da bibliografia estão incorretos assim como a escola em que o último autor terminou o sue mestrado.
    Não há relação entre os autores das referências e os referidos no texto o que não faz sentido. A ideia é que sejam os mesmos.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara professora, obrigada pelo feedback que nos deu. Com base no que disse, já efetuamos as alterações necessárias.
      Cumprimentos,
      Brígida e Renata

      Eliminar